5 estratégias para liderar a inovação

Um empresário que deseja liderar a inovação precisa olhar duramente como anda a estrutura e cultura de sua companhia e decidir se a missão está ou não sendo seguida. Em cada decisão, cada mudança de política, cada comunicação com funcionários, pergunte a si mesmo se isso irá contribuir com a inovação. Existem várias estratégias que um Empresário pode seguir para criação de um ambiente em que os funcionários sintam-se livres para seguir suas ideias e que a inovação é benvinda e alimentada em vez de deixada às traças.

1 – Abra as linhas de comunicação: Converse com seus empregados, especialmente sobre decisões que os afetarão. Crie meios convenientes e seguros para que eles mostrem suas preocupações e objeções válidas sobre preocupações sobre o trabalho. Quando seus funcionários sentem que você está ao lado deles, eles se sentirão mais livres para libertar aquelas ideias criativas que ajudarão a empresa a seguir em frente.

2- Crie um time para servir como seus olhos e ouvidos: O medo é algo intrínseco a muitas pessoas, o que fará com que muitos funcionários se fechem no minuto que você entrar na sala, mesmo que você já tenha deixado claro que as linhas de comunicação estão abertas. Essas pessoas normalmente darão suas ideias a colegas de trabalhos ou supervisores que considerem amigáveis. Se você não tiver essas pessoas como sua equipe confiável você ficará sem um mediador entre você e os possíveis inovadores. Conduza reuniões periódicas com esses membros do time para saber o que tem acontecido nos outros níveis de sua organização.

3- Substitua críticas com feedback positivo: Quando reunir-se com seu time, tenha certeza que você não está apenas criticando ou colocando pressão nos gerentes para fazer as coisas acontecerem mais rápidos ou atingirem maiores metas. Pense no que você pode fazer para ajudar. Pergunte quais problemas estão enfrentando que você pode contornar com seus recursos e faça perguntas que possam estimular a criatividade. Lembre-se: inovadores passam por várias ideias que falham antes de chegarem a uma que traga recompensas. Se você for muito rápido em descartar ideias ruins, suas chances de conseguir as ideias boas são pequenas.

4- Olhe seu olho crítico no espelho: Até o Empresário inovador precisa avaliar o desempenho do funcionário e fazer críticas de tempos em tempos, mas você também deveria voltar essa inspeção crítica ao seu próprio desempenho. Entenda seu estilo de liderança natural e se force a criar forças de suas fraquezas. Assim como seus funcionários aprendem com fracassos, reconheça suas falhas e use-as para criar oportunidade.

5- Foque na liderança produtiva: Empresário que ficam nervosos por falhas e procuram apontar o culpado não inspiram muita criatividade no futuro. Se você olhar pela perspectiva da inovação, você verá a falha como um passo na direção do crescimento e sucesso. Você ajudará a analisar o que causou isso e encorajará seus funcionários a melhorarem seu trabalho em vez de serem desencorajados pelo seu fracasso.

Fonte: http://philmckinney.com/archives/2016/03/six-strategies-to-lead-innovation-from-the-top.html