Indusbello Company conquista o Certificado Great Place to Work®

A certificação reconhece empresas onde mais de 70% dos colaboradores afirmam que possuem um excelente ambiente de trabalho.

Acreditando que o capital humano é a mais importante e crucial riqueza que uma organização pode possuir, a Indusbello Company encarou o desafio de participar do programa Great Place to Work® (GPTW).

O principal objetivo da certificação é reconhecer as empresas que valorizam as pessoas, e o objetivo da Indusbello Company, detentora das marcas Indusbello (Odontologia), Bambini (Odontopediatria), Sanità (Médico e Hospitalar) e DMD (Personalizados), era o de obter um diagnóstico real da satisfação de seus colaboradores e identificar os pontos onde ainda é possível criar melhorias para oferecer um bom ambiente de trabalho.

Participação dos colaboradores

A participação no programa GPTW foi divulgada através de e-mails internos e murais pela empresa, obtendo uma alta taxa de participação dos colaboradores.

Desta forma, a Indusbello Company conquistou a certificação do GPTW, e os relatórios permitiram ainda que a empresa identifique os pontos fortes da organização pela visão do público interno.

Momento ideal

A indústria acredita que a certificação foi conquistada graças a promoção de diversas ações internas que permitem que os funcionários participem de decisões importantes da organização, independentemente de nível hierárquico ou setor no qual trabalha.

Uma delas é a Apoideia, onde os colaboradores deixam suas ideias sobre como a empresa pode inovar, seja diminuindo custos, gerando rentabilidade, otimizando tempo, aumentando a produtividade, etc. As ideias são avaliadas pelo Comitê de Inovação – que possui representantes de todos os setores –, e colocadas em prática, possibilitando que as sugestões que trazem mais resultados sejam premiadas.

A certificação vem em um momento importante da organização, que neste ano passou a ser a representante oficial da marca Medesy no Brasil, demonstrando que a companhia atingiu um alto nível de maturidade e está pronta para os novos desafios aos quais está se lançando.

Sobre o Great Place to Work®

O programa teve início nos anos 1980 através do trabalho de Robert Levering, um jornalista americano que cobria assuntos relacionados ao trabalho, e em especial conflitos trabalhistas.

Levering foi procurado por uma editora para escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar, porém recusou pois acreditava que só se poderia escrever sobre o assunto dialogando com os funcionários, afinal não poderia ter um conteúdo genuíno ouvindo apenas os donos ou o alto escalão das companhias. Após alguma insistência, Levering aceitou fazer o projeto desde que ele pudesse entrevistar os colaboradores “in loco”, e de forma totalmente transparente.

Em sua jornada para a criação do livro encontrou muitas pessoas que adoravam as empresas onde trabalhavam, pois além de amarem o que faziam, possuíam uma boa convivência com seus colegas de trabalho, o que lhes rendia grande satisfação.

Com isso, Levering se aprofundou cada vez mais no assunto e criou o GPTW, criando um ranking de melhores empresas para se trabalhar e desenvolvendo uma certificação para os locais que atingiam uma alta média de satisfação dos colaboradores.

Hoje, passados mais de 3 décadas, o programa está presente em mais de 50 países, e seu objetivo principal não é distribuir prêmios, mas divulgar bons exemplos a fim de estimular outras empresas a melhorar seu ambiente de trabalho. O GPTW é uma forma de chamar a atenção da sociedade sobre o quanto um bom ambiente de trabalho é essencial para as pessoas que ali se dedicam.